Está aí um dos maiores filmes non-sense já produzidos. Os irmãos Zucker eram sem dúvidas, os melhores na comédia dos anos 80. Hoje em dia só se vê pornografia nas comédias e nem da pra assistir com a família sem se sentir constrangido. Comédias boas de verdade eram essas cheias de piadas sem noção e coisas sem sentido algum que todo mundo achava engraçado e morria de rir. O que marca mesmo este filme é a estréia de Leslie Nielsen na comédia que, até então, era algo que ele nunca havia feito. Sorte nossa, pois o ator gostou e não parou por aí, como todos ja sabemos.
A história se passa dentro de um avião onde alguns passageiros e os pilotos comeram
peixe e começaram a adoecer. O único que pode pilotar o avião é Ted Striker(Robert Hays), ex-piloto de guerra, neurótico e traumatizado. Com a tripulação e os passageiros desesperados, entra em cena o Dr. Rumack(Leslie Nielsen) com a sequencia mais óbvia do filme:
peixe e começaram a adoecer. O único que pode pilotar o avião é Ted Striker(Robert Hays), ex-piloto de guerra, neurótico e traumatizado. Com a tripulação e os passageiros desesperados, entra em cena o Dr. Rumack(Leslie Nielsen) com a sequencia mais óbvia do filme:
A aeromoça está procurando alguém que seja médico, então uma das passageiras diz:
-Com licença, aeromoça, acho que este homem ao meu lado é médico!
A aeromoça pergunta:
-Senhor, o senhor é médico?
Corta para a cara sem expressão do Dr. Rumack com um "estetoscópio" nas orelhas.
-Sim! - ele responde.
O filme é repleto de tiradas inteligentes e sátiras de filmes da época. Pra quem assistiu em inglês legendado, o filme traz um dos melhores trocadilhos já feitos no cinema.
Dr. Rumack: Can you fly this plane, and land it?
Ted Striker: Surely you can't be serious.
Dr. Rumack: I am serious... and don't call me Shirley.
E a cena se repete mais pra frente:
Dr. Rumack: I won't deceive you, Mr. Striker. We're running out of time.
Ted Striker: Surely there must be something you can do.
Dr. Rumack: I'm doing everything I can... and stop calling me Shirley
É impossível não lembrar de Steve McCroskey(Lloyd Bridges), o controlador de vôo maluco que usa tudo quanto é tipo de droga e seu ajudante Johnny(Stephen Stucker) autor de várias tiradas do filme.
McCroskey cheirando cola |
Johnny desligando as luzes da pista de pouso |
Sem esquecer de uma das piadas mais toscas(nessa época, tosco era engraçado) do filme, quando McCroskey e Rex Kramer(Robert Stack) conversam sobre a possibilidade de conseguirem pousar o avião. Kramer diz algo como: É claro que vão conseguir, eles tem os instrumentos! Então corta para a cena abaixo:
Apertem os cintos, o Piloto Sumiu garante diversão do começo ao fim... nem me lembro quantas vezes eu assisti, mas lembro que dei muitas risadas todas as vezes. Ah, e o avião tem o melhor piloto automático do mundo!
Trailer(da época):
Nenhum comentário:
Postar um comentário